Saiba a importância do contato e atendimento ao cliente para uma empresa
Gestão de Empresas

Saiba a importância do contato e atendimento ao cliente para uma empresa

Escrito por Leucotron

Os consumidores são a principal razão pela qual uma empresa existe. Apesar disso ser um fato incontestável, ainda existem organizações que pecam na hora de oferecer um bom atendimento ao cliente. Por que isso acontece?

A resposta pode estar na maneira como os gestores enxergam seus clientes. Se o consumidor for visto como alguém que precisa gerar faturamento, como mais um número, muito provavelmente o atendimento não promoverá o fascínio necessário para sua permanência na empresa.

Atualmente, as organizações que conseguem reter clientes são aquelas que vão além do básico e oferecem uma experiência única para cada consumidor.

Você quer fazer isso pelo seu negócio? Descubra neste artigo por que o atendimento ao cliente é o melhor caminho para transformar desconhecidos em clientes felizes e satisfeitos.

Por que devo zelar pelo atendimento ao cliente?

Quando você montou sua empresa, certamente deve ter estabelecido a missão e valores que norteiam sua atuação. A partir daquele momento você assumiu um compromisso intransferível com seus clientes. Mas e se um funcionário agir de uma maneira que vai de encontro com o que você definiu? Como ficará a imagem da sua empresa perante o consumidor?

Essa é uma questão que pode até parecer óbvia, mas que muitos administradores deixam escapar: sua empresa tem que oferecer exatamente aquilo que se propôs a fazer. Honestidade e transparência são duas características que as pessoas prezam muito no seu fornecedor.

Por isso, certifique-se de treinar os funcionários, sobretudo aqueles que estão na linha de frente do atendimento, sobre como se portar ao falar com antigos ou novos clientes. É importante que esses profissionais não permitam que momentos de estresse interfiram na maneira como eles conversam com essas pessoas.

Assim, sua empresa não corre o risco de ser uma coisa na teoria, e outra completamente diferente na prática.

Qual a diferença que um atendimento eficiente faz?

Geralmente, os gestores de empresas acreditam que o relacionamento com o cliente deve começar apenas no pós-venda. No entanto, dependendo da maneira como esse consumidor foi tratado até fechar o negócio, pode ser tarde demais.

Por outro lado, se o cliente se sente bem tratado desde o início do atendimento, as chances de ele recomendar ou voltar a negociar com sua empresa são infinitamente maiores. Sendo assim, é possível concluir que um atendimento eficiente é sinônimo de fidelização da clientela.

A melhor maneira de você começar a fazer de seus consumidores verdadeiros fãs da empresa é por meio da empatia.

Coloque-se no lugar dos clientes e verifique se a forma como seus colaboradores os atendem é a mais indicada para resolver seus problemas. Afinal, os consumidores estão atrás de soluções rápidas e eficazes, e se seu negócio peca em algum aspecto é sinal de que os clientes não estão recebendo o melhor atendimento do mercado.

Quais são as principais vantagens?

Além de você encantar o cliente com mais facilidade — o que, por si só, já é um ótimo benefício — o atendimento eficaz ajudará sua empresa a adquirir um diferencial competitivo difícil de ser superado.

Nos dias de hoje, os consumidores querem mais do que um produto ou serviço de qualidade, eles querem ter experiências memoráveis. Ou seja, durante todo o processo de compra, os clientes querem ser ouvidos e entendidos pela empresa, independentemente de fazer a compra ou não.

Uma boa dica para você criar esse vínculo com os consumidores é por meio de um blog institucional. Naquele exercício de empatia que propusemos anteriormente, identifique os assuntos pelos quais seus clientes demonstram interesse e escreva um artigo sobre o tema. Por exemplo: se você comercializa livros, uma ideia interessante seria produzir um texto com dicas sobre como preservar os livros por mais tempo.

Outra vantagem que você precisa levar em consideração é o aumento da produtividade da sua equipe.

Isso acontece principalmente quando as empresas utilizam softwares específicos para a gestão do atendimento ao cliente. Com essa automação, os colaboradores poderão se concentrar em outras atividades que ajudam a estreitar os laços com o cliente, como o acompanhamento durante os estágios de compra e no pós-venda.

O que acontece se o atendimento for ruim?

Atualmente, os consumidores estão de olho na reputação da empresa na internet, conferindo sites de reclamações e comentários nas redes sociais para decidir se a empresa é ou não idônea.

Quando você oferece um atendimento aquém do prometido, pode ter certeza que essa pessoa encontrará um jeito de fazer sua insatisfação ser ouvida: seja por meio da internet ou comentando o ocorrido com conhecidos. De uma forma ou de outra, você sai perdendo em credibilidade.

Por esse motivo, é importante que você fique atento aos comentários negativos que seu negócio recebe na internet e seja ágil no atendimento. Mesmo que não seja possível resolver a questão naquele exato momento, essa atitude mostrará que a sua empresa está disposta à ajudar, o que resultará em um cliente mais propenso a fechar negócio no futuro.

Os clientes são mais do que aqueles que compram: eles são aqueles capazes de erguer ou derrubar uma empresa, de qualquer porte ou segmento. Nesse contexto, a excelência no atendimento surge como a principal alternativa para fazer com que os clientes se transformem em promotores da sua empresa.

É por causa disso que você deve fazer da excelência no atendimento uma máxima no seu negócio, procurando sempre surpreender a cada pedido fechado. Desde a primeira ligação para sua empresa até a conclusão da compra, tudo deve girar em torno das necessidades do cliente.

A partir do momento que um consumidor se encantar pela sua empresa, ele não vai pensar duas vezes antes de te indicar para um amigo, parente e quem mais precisar dos serviços ou produtos que você oferece.

O atendimento ao cliente é um tipo de investimento que você mais tem a ganhar do que a perder.

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