Terceirização de serviços: como avaliar se vale a pena?

Terceirização de serviços: como avaliar se vale a pena?

A terceirização de serviços é um assunto cada vez mais em pauta dentro de empresas de todos os setores e tamanhos. Afinal, muitos acreditam que essa modalidade de contratação é mais vantajosa, por oferecer colaboradores mais capacitados a custos menores, livrando a companhia de encargos trabalhistas e investimento em infraestrutura, por exemplo.

Entretanto, assim como em qualquer outra grande mudança, é preciso entender bem quais são os tipos de serviços terceirizados, os critérios que devem ser analisados na hora de tomar a decisão e as vantagens dessa estratégia.

Quer saber o que é terceirização e se essa é a melhor opção para o seu negócio? Continue a leitura e descubra como avaliar o sistema e fazer a melhor escolha!

O que é terceirização de serviços?

A terceirização ocorre quando uma empresa contrata outra organização para que sejam prestados serviços a ela sem que tenha responsabilidade sobre os encargos trabalhistas daqueles colaboradores. Em todo o mundo, a prática vem sendo cada vez mais difundida, e, no Brasil, cerca de 25% da mão de obra contratada já é terceirizada.

E a tendência é de crescimento desse percentual, após a aprovação e sanção da Reforma Trabalhista, em 2018. Isso porque a terceirização favorece a redução de custos com pessoal, saindo mais barata para a maioria dos negócios do que a contratação de funcionários, principalmente devido a encargos trabalhistas e possíveis problemas relacionados à segurança do trabalho, envolvendo indenizações, processos etc.

Com a Reforma Trabalhista, a contratação de mão de obra usando empresas terceirizadas ficou mais flexível. Além disso, a nova legislação regulamentou a prestação de serviços temporários, favorecendo as empresas que precisam desse tipo de atuação dos colaboradores (como os hotéis, que costumam receber mais hóspedes em períodos de alta temporada; ou o comércio, que, tradicionalmente, contrata mais pessoas na época que antecede o Natal).

Antes da reforma, atividades que envolviam limpeza, contabilidade, manutenção e vigilância eram as mais requisitadas para a terceirização, por serem atividades-meio. Isso significa que essas tarefas não faziam parte do core business, ou seja, não eram o foco principal daquele negócio.

A partir da sanção da Reforma Trabalhista, qualquer atividade exercida dentro da sua empresa pode ser realizada a partir da contratação de terceirizadoras. Isso inclui as tarefas essenciais para o funcionamento do seu negócio, chamadas atividades-fim, que antes não podiam ser englobadas por esse tipo de contrato.

Nesse caso, cabe à empresa que contrata o terceirizado fiscalizar a sua atuação, incluindo o cumprimento das obrigações trabalhistas com os colaboradores. Toda a execução do serviço fica sob a responsabilidade da empresa terceirizada.

Quais critérios devem ser avaliados na hora de considerar a terceirização de serviços?

A terceirização pode ser bem vantajosa para a sua empresa. Porém, para que isso seja possível, é preciso tomar alguns cuidados e adotar critérios para análises antes e durante a tomada de decisão. Veja quais são eles a partir de agora!

Comparação entre o custo da mão de obra terceirizada e o da interna

A primeira coisa que você deve considerar ao estudar essa possibilidade é a diferença de custo entre a mão de obra terceirizada e a sua própria equipe interna.

Olhando de longe, pode parecer óbvio que a terceirização é economicamente mais interessante do que a contratação de uma equipe inteira. Afinal, processos como contratação, demissão, treinamento, direitos trabalhistas, substituições, uniformes etc. são custosos e representam boa parte do orçamento de uma empresa.

Entretanto, para que a equipe terceirizada possa chegar prontinha para atuar em sua empresa, a organização terceirizadora também despende valores consideráveis para tornar esses colaboradores altamente capacitados para a função que vão desempenhar.

Sendo assim, em longo prazo, pode ser mais barato contratar e manter colaboradores próprios, que se inserem na cultura organizacional da empresa e podem crescer ali dentro, do que arcar com as despesas de manter uma equipe sem vínculos com você.

Capacidade da empresa de realizar o serviço especializado

Muitos empresários acham que a sua própria companhia não está bem capacitada para exercer atividades que fujam de seu objetivo principal. Nesse caso, procuram a terceirização de serviços para preencher tais lacunas. Mas isso nem sempre é verdade.

Nesse sentido, é também imprescindível analisar o que é necessário para efetuar o serviço em questão. Sua empresa tem a infraestrutura e/ou o equipamento para tal tarefa? Se não, o que falta?

A partir dessas informações, você será capaz de avaliar o que vale mais a pena: capacitar a empresa para a tarefa ou contratar uma equipe terceirizada. Durante a análise, você pode até descobrir que, ao contrário do que pensava inicialmente, sua empresa tem, sim, o que é preciso para dar conta do recado por si só.

E mesmo que alguns ajustes sejam requisitados, é preciso parar e pensar com cuidado se não é mais interessante fazer esse investimento e contar com infraestrutura e equipe próprias do que ir pelo caminho mais fácil e terceirizar o serviço.

Se for mais vantajoso conquistar essa capacidade produtiva dentro da própria empresa, você facilita a tarefa e consegue mantê-la internamente, gerando um diferencial para a companhia.

Pense em um serviço de call center, por exemplo, que é necessário mesmo para empresas de outros ramos. Apesar de parecer — e ser — complexo, as ferramentas requisitadas para ele são bastante acessíveis, fazendo com que até negócios menores possam implementar essa equipe própria sem que haja um comprometimento do orçamento.

Riscos envolvidos no processo de terceirização de serviços

Para muitos gestores, a maior vantagem do serviço terceirizado é a eliminação dos riscos e das despesas envolvidas com a contratação de colaboradores. Entretanto, o que muitos não consideram ou não sabem é que a empresa contratante de tal serviço também tem responsabilidades.

Sendo assim, se a companhia terceirizadora negligenciar direitos trabalhistas, destratar os colaboradores ou não pagar salários de acordo com a base, por exemplo, você também pode ser culpabilizado em eventuais processos. Em última instância, isso resultará em custos e contratempos muito mais graves do que simplesmente contratar colaboradores.

Até pouco tempo atrás, era preciso ficar atento, pois apenas atividades-meio da empresa poderiam ser terceirizadas, sob pena de multas consideráveis. Atualmente, com a Reforma Trabalhista, já é possível terceirizar colaboradores mesmo para a sua atividade-fim, conforme já pontuamos.

De toda forma, é necessário consultar o seu contador para entender bem como essa mudança impacta o seu negócio, para, só então, sentir se vale a pena seguir em frente.

É preciso ter muita atenção, também, na hora de redigir e assinar contratos para esse tipo de serviço. Por fim, procure respeitar tudo o que foi acordado, como quantidade de colaboradores designados e as funções de cada um.

Alinhamento da equipe terceirizada com a sua empresa

A terceirização de serviços pode trazer rombos dentro da dinâmica empresarial. Primeiro, é preciso pesquisar muito para encontrar empresas que realmente ofereçam equipes terceirizadas altamente capacitadas e preparadas para o trabalho.

Considere que, além de desempenhar as suas tarefas em si, os colaboradores terceirizados também devem ser capazes de se adaptar rapidamente e de aprender logo as particularidades e as exigências de cada local de trabalho. Ou seja, precisam de perfil específico que nem toda empresa terceirizadora consegue garantir.

Apesar de atuar em outra modalidade de trabalho, a equipe terceirizada fará parte do dia a dia da sua empresa e cumprirá as suas funções ao lado dos colaboradores contratados. Sendo assim, é fundamental que todos consigam trabalhar em harmonia.

Considerando que os terceirizados não fazem realmente parte do “time da empresa”, é possível que eles não comprem a sua mensagem de maneira tão forte. Isso pode levar a conflitos internos e desmotivação dos demais colaboradores, pois um clima organizacional coeso é muito importante para o clima dentro da companhia.

Volume e rotina de trabalho da atividade em questão

Lembra-se do exemplo que demos sobre as vantagens da criação de um setor de call center interno, em vez do terceirizado? Vamos retomá-lo para explicar o último ponto que você deve analisar: o volume e a rotina de trabalho da atividade que você está pensando terceirizar.

O call center pode parecer distante do objetivo principal da empresa, mas é inegável que ele é um departamento bastante ativo e que terá um volume de trabalho considerável. Sendo assim, é vantajoso organizar-se para montar uma equipe interna para exercer uma função da qual a sua empresa sempre se utilizará.

Por outro lado, a equipe de marketing, por exemplo, não cria sites com frequência. Assim, vale a pena contratar uma equipe especializada na criação de sites para colocar a página da sua empresa no ar. Pode haver necessidade de eventuais manutenções e atualizações, mas nada que realmente faça parte da rotina da companhia. Entendeu a diferença?

Avaliação das empresas que oferecem os serviços

Se, depois de muito estudo e várias análises, ficou decidido que determinada área será mesmo terceirizada, é o momento de procurar empresas que prestem o serviço em questão. É de suma importância definir alguns parâmetros na escolha. Entre eles:

  • reputação da companhia no mercado;
  • flexibilidade para atender a um possível aumento na demanda;
  • custo-benefício;
  • nível de suporte oferecido pela terceirizadora (principalmente para serviços como os de Tecnologia da Informação);
  • quais indicadores de desempenho serão utilizados para analisar os resultados.

Esses cuidados são essenciais para que os melhores parceiros de negócios sejam escolhidos e para que as chances de sucesso sejam maiores.

Quais tipos de serviços terceirizados podem ser adotados na empresa?

Existem diversas áreas do negócio que podem ser terceirizadas. Confira as principais opções para o seu empreendimento.

Serviços de limpeza

Esse é um dos principais tipos de serviços terceirizados pelas empresas. É uma área fundamental e pode ser facilmente contratada — contando com empresas que são totalmente dedicadas a oferecer profissionais aptos para o trabalho.

Serviços de segurança

Também é muito presente nas empresas, por ser um trabalho bem específico e que requer treinamento especializado para os profissionais.

Serviços de restaurante

Essa é uma opção para empresas que oferecem alimentação para os colaboradores dentro das instalações, mas não querem investir em infraestrutura (o que gera um gasto inicial muito alto). Além disso, alguns profissionais envolvidos nesse serviço ficam dedicados a equilibrar a alimentação, oferecendo opções nutritivas e balanceadas.

Serviços de jardinagem

Não é tão comum quanto os outros modelos citados acima, mas também é uma excelente opção. Nesse caso, são realizadas atividades de restauração e manutenção das áreas verdes das instalações.

Serviços de TI

Em um mundo cada vez mais conectado, contar com empresas especializadas em tecnologia da informação é uma excelente estratégia — que também pode ser chamada de outsourcing em TI. Diversas vantagens podem ser obtidas nesse caso, como:

  • atendimento mais rápido e eficaz;
  • falta da necessidade de investir em infraestrutura;
  • maior possibilidade de contar com inovações e recursos mais atualizados;
  • segurança dos dados.

Serviços de contabilidade

Contar com um controle contábil eficaz e confiável é essencial para garantir bons resultados para a empresa e para o cumprimento da legislação — evitando multas e outras penalidades. Contratar uma equipe especializada é uma forma de se assegurar de que todas as atividades serão executadas da forma adequada.

Além disso, existem casos em que o contador pode atuar como um consultor, mostrando quais são as melhores opções para o negócio. Tudo isso pode ajudar a trazer resultados mais satisfatórios, em especial nas questões relacionadas a pagamento de tributos.

Serviços logísticos

Há várias atividades logísticas que podem ser terceirizadas, como:

  • armazenamento de produtos;
  • gestão de estoque;
  • gerenciamento de pedidos;
  • transporte de cargas.

Como é uma área bem onerosa para as empresas, é natural que se decida terceirizar alguns dos fluxos de trabalho. Além de contar com equipes especializadas executando todo o processo, a estratégia ajuda a economizar consideravelmente em infraestrutura e aquisição de ativos.

Serviços de transporte

Se a empresa, em vez de fornecer as passagens ou o vale-combustível, opta por oferecer o transporte dedicado, é outra área que pode ser terceirizada.

Serviços administrativos

Aqui, podemos citar como exemplo os serviços de recepção, call center e qualquer outra área administrativa que possa contar com recursos externos.

Como a terceirização dos serviços de tecnologia pode ser aplicada em hotéis?

No setor de hotelaria, muitas vezes, ainda há dúvidas sobre o que pode ou não ser terceirizado sem que haja queda no desempenho e na qualidade do trabalho oferecido aos hóspedes.

Muitas áreas podem ser beneficiadas com a contratação de terceirizados, resultando em diminuição dos custos e aumento da produtividade. Isso tudo significa mais eficiência para o negócio, refletindo-se em uma maior satisfação do cliente.

Opções de terceirização em hotelaria

Quanto mais a sua empresa consegue delegar funções a profissionais especializados, melhores são os resultados obtidos, não é mesmo? Principalmente nas áreas que, em geral, não estão diretamente ligadas à sua empresa, como a tecnologia.

Porém, com a mudança na legislação trabalhista, todas as funções podem acabar entrando nessa conta, desde que sejam tomados os devidos cuidados. Vamos entender, a partir de agora, que tipo de serviços podem ser terceirizados em seu hotel, reduzindo a necessidade de treinamento de equipe e aumentando a produtividade, já que isso pode ser feito pela empresa responsável por esses colaboradores.

Serviços de tecnologia

Cada vez mais, os hotéis, independentemente do seu porte, devem investir no atendimento multicanal aos seus clientes, facilitando os processos para tirar dúvidas, fazer reservas, sugestões e reclamações, entre outros. Assim, o call center e o atendimento por meio de chatbots são fundamentais para a operação.

Além disso, é preciso ter sistemas modernos para agilizar e otimizar o atendimento e o cadastro de clientes. Com isso, a tecnologia ganha cada vez mais importância para esse segmento. Nesse sentido, a terceirização será essencial para que você não precise investir na contratação de uma equipe de TI para cuidar desses processos.

O atendimento será mais ágil, melhorando a experiência do cliente, e os custos serão menores. Além disso, você terá à disposição uma equipe pronta para oferecer suporte especializado e garantir a segurança das informações do seu negócio.

Serviços de recepção

Muitos hotéis acabam temendo a terceirização dos colaboradores da recepção. Afinal, ele são os primeiros a entrar em contato com o hóspede, responsáveis pelo check-in e o check-out, causando a impressão que será levada pelo cliente em toda a sua experiência no local.

No entanto, já há empresas especializadas na terceirização desse tipo de serviço, que oferecem treinamento contínuo a seus colaboradores, garantindo aos hotéis que optam por contratar os profissionais dessa forma a melhoria na captação e retenção dos clientes. Isso tudo sem a necessidade de investimentos em capacitação e nos encargos envolvidos.

Serviço de garagem

Mesmo se o hotel tiver estacionamento próprio, é preciso muito cuidado com a contratação de colaboradores para esse setor. Afinal, os hóspedes confiam seus carros a esses profissionais, e as dores de cabeça com esse tipo de serviço podem ser grandes.

Por isso, a terceirização dos manobristas pode ser interessante, assim como a elaboração de um convênio com um estacionamento nas proximidades do seu negócio.

Serviços de manutenção

Um hotel tem uma alta demanda de serviços pequenos, mas que, somados, podem resultar em um trabalho imenso ao final de cada dia ou semana. Estamos falando de situações como troca de lâmpadas, manutenção de chuveiros, problemas elétricos ou hidráulicos, entre outros.

A manutenção predial é, portanto, um tipo de serviço que acaba consumindo um investimento alto do gestor. Caso seja terceirizada, é possível fazer contratos interessantes que ajudem a reduzir esses gastos, principalmente com a contratação de mão de obra e a compra esporádica de materiais.

Serviços de limpeza

A higiene sempre foi uma questão determinante para a avaliação da qualidade do estabelecimento no setor hoteleiro. Desde os banheiros até a cozinha e a arrumação dos quartos, todo esse trabalho pode ser otimizado por uma equipe terceirizada.

Serviços de copa e cozinha

Que tal investir na contratação de um restaurante cinco estrelas para fornecer os alimentos no seu hotel sem ter que arcar com os custos de contratação do chef de cozinha e de seus assistentes?

A terceirização permite que você reduza os custos, em especial na baixa temporada, e que possa se programar melhor para receber eventos corporativos, por exemplo, sem ter de se preocupar com o serviço de copa e cozinha.

Quais são as vantagens da terceirização?

Se bem implementada, a terceirização pode ser muito vantajosa. Listamos os principais benefícios dessa estratégia para as organizações.

Redução de custos

Esse é um dos principais motivos que levam uma organização a optar por terceirizar algumas áreas. Essa diminuição dos gastos pode ocorrer de diversas formas. Entre as principais:

  • falta de necessidade de investimento em uma infraestrutura própria;
  • não precisar investir em ativos (máquinas, equipamentos e outros recursos);
  • diminuição do quadro de funcionários.

Serviço especializado

Quando se contrata uma empresa terceirizada, escolhe-se uma que seja especializada naquilo que faz. Isso é sinônimo de profissionais mais qualificados e uma garantia maior de que os resultados esperados serão alcançados. Além disso, a possibilidade de esse parceiro de negócios executar as atividades melhor que a sua empresa é bem alta.

Gestão simplificada

Uma das maiores dificuldades que uma empresa tem de contratar novos funcionários é a burocracia envolvida no processo. Além disso, passa a ser mais uma equipe que precisa ser gerenciada — além das tarefas, do acompanhamento de rotinas e de outros aspectos.

Sendo assim, ao escolher a terceirização, todo o trabalho relacionado à área pode a ser delegado e de responsabilidade da empresa contratada. Isso quer dizer que a sua gestão se torna menos complexa.

Flexibilidade para atender às demandas

Isso é especialmente importante para empresas que contam com demandas sazonais e sofrem picos de vendas em determinados períodos do ano. A contratação direta elevaria os custos com admissões e demissões (e todos os encargos envolvidos nelas), sem contar a necessidade de se investir em treinamento sempre que uma nova equipe é contratada.

Por outro lado, a decisão de terceirizar flexibiliza essa questão. A responsabilidade por disponibilizar mais colaboradores fica por conta da empresa terceirizadora — bem como as questões envolvendo a contratação e o desligamento.

Foco no core business

Outra grande vantagem de se contar com os vários tipos de serviços terceirizados disponíveis no mercado é poder focar a atividade-fim. Isso quer dizer que a sua equipe e a sua empresa ficarão focadas naquilo que fazem de melhor, sem ter que se preocupar com outras áreas que não estão diretamente ligadas às vendas.

Isso traz outros benefícios indiretos, como o aumento da qualidade dos produtos e dos serviços, melhorias nos indicadores de desempenho, aumento dos índices de satisfação dos clientes.

Como você pôde ver ao entender o que é terceirização, existem vários tipos de serviços terceirizados, que atendem às mais diversas áreas de um negócio. Porém, para que eles sejam realmente eficazes e tragam os resultados esperados, é preciso ter bastante cuidado na hora de analisar essa possibilidade e, principalmente, quem serão os seus parceiros de negócios.

O que achou deste post? Suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Então, aproveite para saber mais sobre o outsourcing de TI e as vantagens que ele proporciona para as empresas!

A terceirização de serviços é um assunto cada vez mais em pauta dentro de empresas de todos os setores e tamanhos. Afinal, muitos acreditam que essa modalidade de contratação é mais vantajosa, por oferecer colaboradores mais capacitados a custos menores, livrando a companhia de encargos trabalhistas e investimento em infraestrutura, por exemplo.

Entretanto, assim como em qualquer outra grande mudança, é preciso entender bem quais são os tipos de serviços terceirizados, os critérios que devem ser analisados na hora de tomar a decisão e as vantagens dessa estratégia.

Quer saber o que é terceirização e se essa é a melhor opção para o seu negócio? Continue a leitura e descubra como avaliar o sistema e fazer a melhor escolha!

O que é terceirização de serviços?

A terceirização ocorre quando uma empresa contrata outra organização para que sejam prestados serviços a ela sem que tenha responsabilidade sobre os encargos trabalhistas daqueles colaboradores. Em todo o mundo, a prática vem sendo cada vez mais difundida, e, no Brasil, cerca de 25% da mão de obra contratada já é terceirizada.

E a tendência é de crescimento desse percentual, após a aprovação e sanção da Reforma Trabalhista, em 2018. Isso porque a terceirização favorece a redução de custos com pessoal, saindo mais barata para a maioria dos negócios do que a contratação de funcionários, principalmente devido a encargos trabalhistas e possíveis problemas relacionados à segurança do trabalho, envolvendo indenizações, processos etc.

Com a Reforma Trabalhista, a contratação de mão de obra usando empresas terceirizadas ficou mais flexível. Além disso, a nova legislação regulamentou a prestação de serviços temporários, favorecendo as empresas que precisam desse tipo de atuação dos colaboradores (como os hotéis, que costumam receber mais hóspedes em períodos de alta temporada; ou o comércio, que, tradicionalmente, contrata mais pessoas na época que antecede o Natal).

Antes da reforma, atividades que envolviam limpeza, contabilidade, manutenção e vigilância eram as mais requisitadas para a terceirização, por serem atividades-meio. Isso significa que essas tarefas não faziam parte do core business, ou seja, não eram o foco principal daquele negócio.

A partir da sanção da Reforma Trabalhista, qualquer atividade exercida dentro da sua empresa pode ser realizada a partir da contratação de terceirizadoras. Isso inclui as tarefas essenciais para o funcionamento do seu negócio, chamadas atividades-fim, que antes não podiam ser englobadas por esse tipo de contrato.

Nesse caso, cabe à empresa que contrata o terceirizado fiscalizar a sua atuação, incluindo o cumprimento das obrigações trabalhistas com os colaboradores. Toda a execução do serviço fica sob a responsabilidade da empresa terceirizada.

Quais critérios devem ser avaliados na hora de considerar a terceirização de serviços?

A terceirização pode ser bem vantajosa para a sua empresa. Porém, para que isso seja possível, é preciso tomar alguns cuidados e adotar critérios para análises antes e durante a tomada de decisão. Veja quais são eles a partir de agora!

Comparação entre o custo da mão de obra terceirizada e o da interna

A primeira coisa que você deve considerar ao estudar essa possibilidade é a diferença de custo entre a mão de obra terceirizada e a sua própria equipe interna.

Olhando de longe, pode parecer óbvio que a terceirização é economicamente mais interessante do que a contratação de uma equipe inteira. Afinal, processos como contratação, demissão, treinamento, direitos trabalhistas, substituições, uniformes etc. são custosos e representam boa parte do orçamento de uma empresa.

Entretanto, para que a equipe terceirizada possa chegar prontinha para atuar em sua empresa, a organização terceirizadora também despende valores consideráveis para tornar esses colaboradores altamente capacitados para a função que vão desempenhar.

Sendo assim, em longo prazo, pode ser mais barato contratar e manter colaboradores próprios, que se inserem na cultura organizacional da empresa e podem crescer ali dentro, do que arcar com as despesas de manter uma equipe sem vínculos com você.

Capacidade da empresa de realizar o serviço especializado

Muitos empresários acham que a sua própria companhia não está bem capacitada para exercer atividades que fujam de seu objetivo principal. Nesse caso, procuram a terceirização de serviços para preencher tais lacunas. Mas isso nem sempre é verdade.

Nesse sentido, é também imprescindível analisar o que é necessário para efetuar o serviço em questão. Sua empresa tem a infraestrutura e/ou o equipamento para tal tarefa? Se não, o que falta?

A partir dessas informações, você será capaz de avaliar o que vale mais a pena: capacitar a empresa para a tarefa ou contratar uma equipe terceirizada. Durante a análise, você pode até descobrir que, ao contrário do que pensava inicialmente, sua empresa tem, sim, o que é preciso para dar conta do recado por si só.

E mesmo que alguns ajustes sejam requisitados, é preciso parar e pensar com cuidado se não é mais interessante fazer esse investimento e contar com infraestrutura e equipe próprias do que ir pelo caminho mais fácil e terceirizar o serviço.

Se for mais vantajoso conquistar essa capacidade produtiva dentro da própria empresa, você facilita a tarefa e consegue mantê-la internamente, gerando um diferencial para a companhia.

Pense em um serviço de call center, por exemplo, que é necessário mesmo para empresas de outros ramos. Apesar de parecer — e ser — complexo, as ferramentas requisitadas para ele são bastante acessíveis, fazendo com que até negócios menores possam implementar essa equipe própria sem que haja um comprometimento do orçamento.

Riscos envolvidos no processo de terceirização de serviços

Para muitos gestores, a maior vantagem do serviço terceirizado é a eliminação dos riscos e das despesas envolvidas com a contratação de colaboradores. Entretanto, o que muitos não consideram ou não sabem é que a empresa contratante de tal serviço também tem responsabilidades.

Sendo assim, se a companhia terceirizadora negligenciar direitos trabalhistas, destratar os colaboradores ou não pagar salários de acordo com a base, por exemplo, você também pode ser culpabilizado em eventuais processos. Em última instância, isso resultará em custos e contratempos muito mais graves do que simplesmente contratar colaboradores.

Até pouco tempo atrás, era preciso ficar atento, pois apenas atividades-meio da empresa poderiam ser terceirizadas, sob pena de multas consideráveis. Atualmente, com a Reforma Trabalhista, já é possível terceirizar colaboradores mesmo para a sua atividade-fim, conforme já pontuamos.

De toda forma, é necessário consultar o seu contador para entender bem como essa mudança impacta o seu negócio, para, só então, sentir se vale a pena seguir em frente.

É preciso ter muita atenção, também, na hora de redigir e assinar contratos para esse tipo de serviço. Por fim, procure respeitar tudo o que foi acordado, como quantidade de colaboradores designados e as funções de cada um.

Alinhamento da equipe terceirizada com a sua empresa

A terceirização de serviços pode trazer rombos dentro da dinâmica empresarial. Primeiro, é preciso pesquisar muito para encontrar empresas que realmente ofereçam equipes terceirizadas altamente capacitadas e preparadas para o trabalho.

Considere que, além de desempenhar as suas tarefas em si, os colaboradores terceirizados também devem ser capazes de se adaptar rapidamente e de aprender logo as particularidades e as exigências de cada local de trabalho. Ou seja, precisam de perfil específico que nem toda empresa terceirizadora consegue garantir.

Apesar de atuar em outra modalidade de trabalho, a equipe terceirizada fará parte do dia a dia da sua empresa e cumprirá as suas funções ao lado dos colaboradores contratados. Sendo assim, é fundamental que todos consigam trabalhar em harmonia.

Considerando que os terceirizados não fazem realmente parte do “time da empresa”, é possível que eles não comprem a sua mensagem de maneira tão forte. Isso pode levar a conflitos internos e desmotivação dos demais colaboradores, pois um clima organizacional coeso é muito importante para o clima dentro da companhia.

Volume e rotina de trabalho da atividade em questão

Lembra-se do exemplo que demos sobre as vantagens da criação de um setor de call center interno, em vez do terceirizado? Vamos retomá-lo para explicar o último ponto que você deve analisar: o volume e a rotina de trabalho da atividade que você está pensando terceirizar.

O call center pode parecer distante do objetivo principal da empresa, mas é inegável que ele é um departamento bastante ativo e que terá um volume de trabalho considerável. Sendo assim, é vantajoso organizar-se para montar uma equipe interna para exercer uma função da qual a sua empresa sempre se utilizará.

Por outro lado, a equipe de marketing, por exemplo, não cria sites com frequência. Assim, vale a pena contratar uma equipe especializada na criação de sites para colocar a página da sua empresa no ar. Pode haver necessidade de eventuais manutenções e atualizações, mas nada que realmente faça parte da rotina da companhia. Entendeu a diferença?

Avaliação das empresas que oferecem os serviços

Se, depois de muito estudo e várias análises, ficou decidido que determinada área será mesmo terceirizada, é o momento de procurar empresas que prestem o serviço em questão. É de suma importância definir alguns parâmetros na escolha. Entre eles:

  • reputação da companhia no mercado;
  • flexibilidade para atender a um possível aumento na demanda;
  • custo-benefício;
  • nível de suporte oferecido pela terceirizadora (principalmente para serviços como os de Tecnologia da Informação);
  • quais indicadores de desempenho serão utilizados para analisar os resultados.

Esses cuidados são essenciais para que os melhores parceiros de negócios sejam escolhidos e para que as chances de sucesso sejam maiores.

Quais tipos de serviços terceirizados podem ser adotados na empresa?

Existem diversas áreas do negócio que podem ser terceirizadas. Confira as principais opções para o seu empreendimento.

Serviços de limpeza

Esse é um dos principais tipos de serviços terceirizados pelas empresas. É uma área fundamental e pode ser facilmente contratada — contando com empresas que são totalmente dedicadas a oferecer profissionais aptos para o trabalho.

Serviços de segurança

Também é muito presente nas empresas, por ser um trabalho bem específico e que requer treinamento especializado para os profissionais.

Serviços de restaurante

Essa é uma opção para empresas que oferecem alimentação para os colaboradores dentro das instalações, mas não querem investir em infraestrutura (o que gera um gasto inicial muito alto). Além disso, alguns profissionais envolvidos nesse serviço ficam dedicados a equilibrar a alimentação, oferecendo opções nutritivas e balanceadas.

Serviços de jardinagem

Não é tão comum quanto os outros modelos citados acima, mas também é uma excelente opção. Nesse caso, são realizadas atividades de restauração e manutenção das áreas verdes das instalações.

Serviços de TI

Em um mundo cada vez mais conectado, contar com empresas especializadas em tecnologia da informação é uma excelente estratégia — que também pode ser chamada de outsourcing em TI. Diversas vantagens podem ser obtidas nesse caso, como:

  • atendimento mais rápido e eficaz;
  • falta da necessidade de investir em infraestrutura;
  • maior possibilidade de contar com inovações e recursos mais atualizados;
  • segurança dos dados.

Serviços de contabilidade

Contar com um controle contábil eficaz e confiável é essencial para garantir bons resultados para a empresa e para o cumprimento da legislação — evitando multas e outras penalidades. Contratar uma equipe especializada é uma forma de se assegurar de que todas as atividades serão executadas da forma adequada.

Além disso, existem casos em que o contador pode atuar como um consultor, mostrando quais são as melhores opções para o negócio. Tudo isso pode ajudar a trazer resultados mais satisfatórios, em especial nas questões relacionadas a pagamento de tributos.

Serviços logísticos

Há várias atividades logísticas que podem ser terceirizadas, como:

  • armazenamento de produtos;
  • gestão de estoque;
  • gerenciamento de pedidos;
  • transporte de cargas.

Como é uma área bem onerosa para as empresas, é natural que se decida terceirizar alguns dos fluxos de trabalho. Além de contar com equipes especializadas executando todo o processo, a estratégia ajuda a economizar consideravelmente em infraestrutura e aquisição de ativos.

Serviços de transporte

Se a empresa, em vez de fornecer as passagens ou o vale-combustível, opta por oferecer o transporte dedicado, é outra área que pode ser terceirizada.

Serviços administrativos

Aqui, podemos citar como exemplo os serviços de recepção, call center e qualquer outra área administrativa que possa contar com recursos externos.

Como a terceirização dos serviços de tecnologia pode ser aplicada em hotéis?

No setor de hotelaria, muitas vezes, ainda há dúvidas sobre o que pode ou não ser terceirizado sem que haja queda no desempenho e na qualidade do trabalho oferecido aos hóspedes.

Muitas áreas podem ser beneficiadas com a contratação de terceirizados, resultando em diminuição dos custos e aumento da produtividade. Isso tudo significa mais eficiência para o negócio, refletindo-se em uma maior satisfação do cliente.

Opções de terceirização em hotelaria

Quanto mais a sua empresa consegue delegar funções a profissionais especializados, melhores são os resultados obtidos, não é mesmo? Principalmente nas áreas que, em geral, não estão diretamente ligadas à sua empresa, como a tecnologia.

Porém, com a mudança na legislação trabalhista, todas as funções podem acabar entrando nessa conta, desde que sejam tomados os devidos cuidados. Vamos entender, a partir de agora, que tipo de serviços podem ser terceirizados em seu hotel, reduzindo a necessidade de treinamento de equipe e aumentando a produtividade, já que isso pode ser feito pela empresa responsável por esses colaboradores.

Serviços de tecnologia

Cada vez mais, os hotéis, independentemente do seu porte, devem investir no atendimento multicanal aos seus clientes, facilitando os processos para tirar dúvidas, fazer reservas, sugestões e reclamações, entre outros. Assim, o call center e o atendimento por meio de chatbots são fundamentais para a operação.

Além disso, é preciso ter sistemas modernos para agilizar e otimizar o atendimento e o cadastro de clientes. Com isso, a tecnologia ganha cada vez mais importância para esse segmento. Nesse sentido, a terceirização será essencial para que você não precise investir na contratação de uma equipe de TI para cuidar desses processos.

O atendimento será mais ágil, melhorando a experiência do cliente, e os custos serão menores. Além disso, você terá à disposição uma equipe pronta para oferecer suporte especializado e garantir a segurança das informações do seu negócio.

Serviços de recepção

Muitos hotéis acabam temendo a terceirização dos colaboradores da recepção. Afinal, ele são os primeiros a entrar em contato com o hóspede, responsáveis pelo check-in e o check-out, causando a impressão que será levada pelo cliente em toda a sua experiência no local.

No entanto, já há empresas especializadas na terceirização desse tipo de serviço, que oferecem treinamento contínuo a seus colaboradores, garantindo aos hotéis que optam por contratar os profissionais dessa forma a melhoria na captação e retenção dos clientes. Isso tudo sem a necessidade de investimentos em capacitação e nos encargos envolvidos.

Serviço de garagem

Mesmo se o hotel tiver estacionamento próprio, é preciso muito cuidado com a contratação de colaboradores para esse setor. Afinal, os hóspedes confiam seus carros a esses profissionais, e as dores de cabeça com esse tipo de serviço podem ser grandes.

Por isso, a terceirização dos manobristas pode ser interessante, assim como a elaboração de um convênio com um estacionamento nas proximidades do seu negócio.

Serviços de manutenção

Um hotel tem uma alta demanda de serviços pequenos, mas que, somados, podem resultar em um trabalho imenso ao final de cada dia ou semana. Estamos falando de situações como troca de lâmpadas, manutenção de chuveiros, problemas elétricos ou hidráulicos, entre outros.

A manutenção predial é, portanto, um tipo de serviço que acaba consumindo um investimento alto do gestor. Caso seja terceirizada, é possível fazer contratos interessantes que ajudem a reduzir esses gastos, principalmente com a contratação de mão de obra e a compra esporádica de materiais.

Serviços de limpeza

A higiene sempre foi uma questão determinante para a avaliação da qualidade do estabelecimento no setor hoteleiro. Desde os banheiros até a cozinha e a arrumação dos quartos, todo esse trabalho pode ser otimizado por uma equipe terceirizada.

Serviços de copa e cozinha

Que tal investir na contratação de um restaurante cinco estrelas para fornecer os alimentos no seu hotel sem ter que arcar com os custos de contratação do chef de cozinha e de seus assistentes?

A terceirização permite que você reduza os custos, em especial na baixa temporada, e que possa se programar melhor para receber eventos corporativos, por exemplo, sem ter de se preocupar com o serviço de copa e cozinha.

Quais são as vantagens da terceirização?

Se bem implementada, a terceirização pode ser muito vantajosa. Listamos os principais benefícios dessa estratégia para as organizações.

Redução de custos

Esse é um dos principais motivos que levam uma organização a optar por terceirizar algumas áreas. Essa diminuição dos gastos pode ocorrer de diversas formas. Entre as principais:

  • falta de necessidade de investimento em uma infraestrutura própria;
  • não precisar investir em ativos (máquinas, equipamentos e outros recursos);
  • diminuição do quadro de funcionários.

Serviço especializado

Quando se contrata uma empresa terceirizada, escolhe-se uma que seja especializada naquilo que faz. Isso é sinônimo de profissionais mais qualificados e uma garantia maior de que os resultados esperados serão alcançados. Além disso, a possibilidade de esse parceiro de negócios executar as atividades melhor que a sua empresa é bem alta.

Gestão simplificada

Uma das maiores dificuldades que uma empresa tem de contratar novos funcionários é a burocracia envolvida no processo. Além disso, passa a ser mais uma equipe que precisa ser gerenciada — além das tarefas, do acompanhamento de rotinas e de outros aspectos.

Sendo assim, ao escolher a terceirização, todo o trabalho relacionado à área pode a ser delegado e de responsabilidade da empresa contratada. Isso quer dizer que a sua gestão se torna menos complexa.

Flexibilidade para atender às demandas

Isso é especialmente importante para empresas que contam com demandas sazonais e sofrem picos de vendas em determinados períodos do ano. A contratação direta elevaria os custos com admissões e demissões (e todos os encargos envolvidos nelas), sem contar a necessidade de se investir em treinamento sempre que uma nova equipe é contratada.

Por outro lado, a decisão de terceirizar flexibiliza essa questão. A responsabilidade por disponibilizar mais colaboradores fica por conta da empresa terceirizadora — bem como as questões envolvendo a contratação e o desligamento.

Foco no core business

Outra grande vantagem de se contar com os vários tipos de serviços terceirizados disponíveis no mercado é poder focar a atividade-fim. Isso quer dizer que a sua equipe e a sua empresa ficarão focadas naquilo que fazem de melhor, sem ter que se preocupar com outras áreas que não estão diretamente ligadas às vendas.

Isso traz outros benefícios indiretos, como o aumento da qualidade dos produtos e dos serviços, melhorias nos indicadores de desempenho, aumento dos índices de satisfação dos clientes.

Como você pôde ver ao entender o que é terceirização, existem vários tipos de serviços terceirizados, que atendem às mais diversas áreas de um negócio. Porém, para que eles sejam realmente eficazes e tragam os resultados esperados, é preciso ter bastante cuidado na hora de analisar essa possibilidade e, principalmente, quem serão os seus parceiros de negócios.

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