Inovação na comunicação: conheça as principais tendências para 2022
O futuro chegou para a tecnologia: o que há poucas décadas parecia uma ficção impossível de se concretizar no mundo real hoje são soluções e aparelhos popularizados, muitos acessíveis até mesmo para o universo doméstico. A inovação na comunicação, uma das áreas que caminha lado a lado com esse segmento, foi uma das que mais se beneficiou com a revolução digital das últimas décadas.
Neste artigo, separamos as tendências mais fortes que devem impactar 2022! Confira como é possível otimizar a comunicação da sua empresa, otimizando o relacionamento com o público, impulsionando as vendas e oferecendo excelência no atendimento. Veja como é possível alinhar a comunicação com as tecnologias que chegam no mercado e conquistar qualidade e desempenho.
Descubra como IoT é uma inovação na comunicação em diversos setores
Você já ouviu falar em IoT, ou Internet das Coisas? Essa é a habilidade que os eletrônicos têm ganhado de se comunicar com outras máquinas, usando a internet para isso. É um conceito revolucionário que permite uma troca de informações muito mais rica e completa.
Para a área corporativa, essa revolução permite a otimização de muitos processos e a automação personalizada de vários pontos. Por exemplo, na transformação digital na saúde, é possível gerenciar atendimentos, procedimentos e outros detalhes. Existe a possibilidade de criar um relacionamento com pacientes, agendando rotinas e procedimentos de prevenção com a interação de máquinas para isso.
Obviamente que o relacionamento humano não é suprimido com a chegada de tecnologias, e com a IoT não seria diferente. Pelo contrário, a ideia é que com a ajuda de máquinas passa a ser possível escalar os contatos, deixando para a equipe de call center a responsabilidade pelo contato com os leads que já sinalizaram algum interesse pela empresa.
Veja como o uso de SaaS e PaaS está em crescimento
O SaaS, em português Software como Serviço, e o PaaS — plataforma como serviço — são duas soluções cada vez mais comuns na comunicação. Afinal, os canais digitais aumentam a cada dia, e para gerenciar todos os processos, nada melhor do que ter um programa específico que já entrega toda a estrutura desejada.
Com a pandemia, percebemos que esse tipo de ferramenta será fundamental para inovar na comunicação em 2022. Desde uma visão abrangente do trabalho remoto até demandas bastante específicas, como o call center home based, os softwares e plataformas entraram com força total.
Se antes, mesmo com a implementação da transformação digital em ambientes corporativos, era possível concentrar tudo em um ponto físico, hoje é preciso dispersar como solução para não paralisar o trabalho. Portanto, passar essa referência para o virtual é uma grande inovação na comunicação — tanto para fins internos, acompanhando e dando suporte ao time, quanto externos, tratando dados sobre os clientes com segurança.
Confira como a realidade estendida ajuda nas experiências
A realidade estendida (conceito que une a realidade aumentada e a virtual), também conhecida pela sigla XR, é uma inovação que chega com força na comunicação. Para a área da saúde, por exemplo, é possível promover sensações que vão além do tato, visão e audição, criando soluções para atendimento.
No setor imobiliário, essa novidade pode ajudar na divulgação de imóveis, permitindo que o usuário, além de visualizar o ambiente, possa se movimentar por ele — de forma remota e virtual com o uso dos aparelhos que viabilizam a realidade estendida. Além disso, é possível criar recursos para o cliente incluir uma nova decoração ou móveis para ver como o ambiente ficaria.
Com essa solução, é possível que as marcas criem seus próprios ambientes virtuais, melhorando a experiência do usuário, otimizando a gestão de vendas e oferecendo para a equipe um recurso que permite uma interatividade muito mais rica e real com o público.
Confira o impacto dos eventos virtuais e das transmissões ao vivo
Estar presente em palestras, conferências e seminários do segmento de mercado sempre foi um diferencial estratégico para gerar visibilidade e melhorar o posicionamento da marca. Acontece que esse modelo de encontro está cada vez mais ganhando força no cenário virtual e pode se transformar em uma excelente ferramenta para a comunicação.
Além de manter a presença em grandes eventos do setor, hoje é possível criar eventos e fazer transmissões direcionadas para o público. Com a tendência do consumo em vídeos em constante crescimento, essa é uma excelente solução para dar destaque para a empresa e ao mesmo tempo gerar autoridade e credibilidade.
Entenda como o omnichannel é uma inovação na comunicação
Talvez um dos pontos que têm garantido maior destaque quando o assunto são as tendências e inovação na comunicação em 2022, a solução omnichannel possibilita a reunião dos diversos canais da empresa, promovendo uma interação linear e coerente com o público. Além de oferecer vários meios para contato, o omnichannel proporciona ao usuário uma sensação de estar em um relacionamento único com a marca.
Essa inovação está revolucionando o mercado de atendimento e possibilitando que as organizações tenham cada vez mais expressividade, desenhando uma personalidade mais forte. Com o omnichannel, também é possível ter uma comunicação unificada, otimizando a gestão da empresa.
Entenda a importância da inovação na comunicação em 2022
Mas por que é importante estar atento quanto à inovação na comunicação em 2022? Muitas vezes, a sua empresa conta com uma série de estratégias que não funciona muito bem com a realidade do negócio. Talvez isso aconteça devido às falhas nos processos de comunicação, que podem ocasionar em um tom de voz inadequado para se relacionar com o cliente ou em ferramentas que não se adaptam à realidade da organização.
Quando mencionamos sobre comunicação, é importante estarmos atentos a todos os aspectos que a envolvem. Entre eles, destacamos os interlocutores (quem se comunica e quem é o receptor da comunicação), as interfaces (ou seja, os principais canais), o meio e a mensagem.
Nesse sentido, não basta apenas conhecer os aspectos que envolvem a inovação, como também contar com profissionais capacitados que saberão aplicar todas essas soluções e ferramentas com base no estudo de seu público.
Saiba mais sobre o formato híbrido
Além disso, precisamos pensar na comunicação como um todo. Ela não está relacionada apenas ao contato com o seu cliente, como também envolve as próprias pessoas de sua organização. Devido à pandemia da Covid-19 em todo o mundo, empresas dos mais variados segmentos adotaram o trabalho remoto. Agora, grande parte delas vem optando pelo trabalho híbrido. Ou seja, quando há pessoas trabalhando tanto em escritórios quanto em suas próprias casas.
Nesse sentido, é importante que haja a escolha de soluções adequadas para que as demandas do negócio continuem sendo exercidas com a mesma qualidade de sempre. É preciso garantir que colaboradores de um negócio possam interagir com suas equipes de trabalho e não se sintam desconexas dos objetivos macro da organização, uma vez que isso atrapalharia toda a estratégia — e, consequentemente, os resultados da empresa.
Conheça sobre a captação de dados
Mais dados e menos achismos. Essa é uma importante premissa para as mais distintas áreas, inclusive a comunicação. Quando a equipe utiliza informações concretas para as tomadas de decisão, consequentemente há melhorias para o ROI, mostra eficiência na estratégia organizacional adotada, além de aumentar a projeção interna do setor. Também destaca-se o fato de que vai trazer melhorias no poder de antecipação e na capacidade preditiva nas empresas, impactando a organização como um todo.
Sendo assim, é importante ficar por dentro dos principais meios de captação de dados. A comunicação de uma empresa é ampla. Envolve tanto o relacionamento com o público de forma geral (leads, por exemplo), o público já estabelecido na empresa (clientes que já fecharam negócio) e os próprios colaboradores.
Por essa razão, é importante garantir que todas as informações cheguem até a equipe, contribuindo para que o planejamento para 2022 seja executado com base nos resultados obtidos em 2021, de modo que potencialize o que deu certo e traga planos de ação estratégicos para o que pode ser aperfeiçoado ao longo do ano.
Use ferramentas como o Conecta Leucotron para a integração
Quando o assunto é inovação na comunicação, o Conecta Leucotron é uma ferramenta que não pode faltar nas tendências. Afinal, este é um SaaS que permite a unificação da comunicação, permitindo a estruturação para um atendimento omnichannel. Essa ferramenta está constantemente oferecendo atualizações para que as empresas possam impulsionar seus resultados e inovar conforme o que surge no mercado.
O Conecta Leucotron permite a automação de processos corriqueiros, aumentando a produtividade e reduzindo as chances de erros. A inovação permite a integração das mais diversas redes sociais com outros canais da empresa, como o atendimento telefônico.
Independentemente de qual seja a ferramenta escolhida, é importante analisar como impactará na rotina da empresa e optar por aquela que melhor se encaixa às suas necessidades para usufruir dos diferenciais que elas oferecem.
Como você percebeu, a inovação na comunicação tem várias tendências em 2022, mas a tônica continua a ser o foco no consumidor e melhoria na sua experiência. Para isso, é importante contar com a tecnologia e não se esquecer de um planejamento adequado, documentando como acontecerá a implementação das novas ferramentas. Algumas soluções são fundamentais por ter recursos bastante abrangentes.
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