6 soluções de atendimento para você acompanhar agora mesmo
Um serviço de atendimento de qualidade ao consumidor é fundamental para dar credibilidade à marca e manter a continuidade do negócio. Afinal, de nada adianta oferecer produtos/serviços excelentes, com preço competitivo, se o relacionamento com o cliente deixa a desejar. Por isso, é fundamental investir em soluções de atendimento ágeis e realmente eficientes.
Para se diferenciar da concorrência e conquistar o seu público-alvo, é preciso usar a tecnologia como aliada da empresa. Atualmente, existem excelentes ferramentas no mercado, com custo-benefício viável, que podem trazer um retorno altamente positivo e rentável para a organização.
Veja abaixo 6 soluções de atendimento que são capazes de tornar a experiência do cliente mais satisfatória. Acompanhe!
1. Ferramentas de auditoria
Falar em auditoria é algo bastante complexo em muitas empresas. No entanto, trata-se de uma ferramenta indispensável para o gestor que deseja fazer uma abordagem detalhada da eficácia dos processos atuais.
Com a auditoria, é possível verificar se os procedimentos de atendimento ao cliente estão em conformidade com a missão, os valores e as metas da organização ou se ainda apresenta vulnerabilidades e precisa de melhorias, tornando a gestão mais estratégica e a tomada de decisão mais inteligente e eficaz. Nesse caso, a gravação de chamadas pode ser de extrema utilidade.
Por isso, é tão importante realizar a auditoria. A partir do momento em que o empreendimento trabalha com processos definidos e com metas bem estabelecidas, torna-se mais simples alcançar os resultados esperados e oferecer soluções de atendimento mais modernas, que atendam às expectativas do cliente.
2. Gestão de fila de atendimento
Uma das grandes reclamações por parte dos consumidores em relação às empresas é ter de esperar por muito tempo na fila de atendimento, o que causa irritação e muitas reclamações.
Em horários de pico e dias atípicos, é realmente comum que o atendimento fique congestionado, seja na linha telefônica, no atendimento virtual ou via chats.
Por isso, é importante que, durante o período de espera, a empresa trabalhe com soluções de atendimento efetivas, que não façam o seu cliente perder tempo nem paciência. Uma opção interessante é o callback, no qual a pessoa entra em contato, recebe a mensagem de que não há operadores disponíveis para o atendimento, mas que ela receberá uma ligação de volta, visto que o seu número já fica registrado quando ela efetua a ligação.
3. Serviço de suporte proativo
Uma grande insatisfação por parte dos consumidores está diretamente ligada ao serviço de suporte das empresas, que, muitas vezes, não consegue oferecer a resolução dos problemas nem a atenção que o cliente necessita no momento.
Nesse caso, uma das soluções de atendimento mais eficazes é a proatividade. Ou seja, quando a empresa toma a iniciativa de contatar a pessoa, antes que ocorra qualquer problema. Por exemplo: se foi feita a compra de um determinado serviço, é importante que o suporte entre em contato alguns dias depois, perguntando sobre a qualidade, a instalação e se existe alguma sugestão de melhoria.
Além disso, é fundamental que os colaboradores do setor de suporte sejam muito bem treinados, para lidar com o cliente quando ele está nervoso ou insatisfeito com algo. Quanto mais prestativo e interessado o atendente se mostrar, maiores serão as chances de sucesso no contato, ainda que seja em uma situação mais complexa.
4. Marcação de compromissos
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais ocupadas com suas tarefas diárias — e esquecidas também! Por isso, empresas que oferecem serviços com dia e hora marcados devem contar com ferramentas capazes de avisar o cliente sobre um compromisso, para que ele não se esqueça e isso represente um prejuízo para o seu negócio.
Uma consulta médica, por exemplo, pode ser marcada com muita antecedência. Então, o paciente fica tranquilo e acaba fazendo outros compromissos, sem se lembrar dela. Mas, quando o consultório conta com um sistema automatizado para a confirmação de consultas — que pode ser feita 24 horas antes —, faz com que ele confirme ou remarque o atendimento.
Isso é interessante, pois evita que o profissional fique com um furo em sua agenda, provocado pelo paciente que faltou. Ao saber com antecedência, ele pode reajustar o seu horário e, até mesmo, encaixar outra pessoa no horário que ficou vago.
5. Chatbots como soluções de atendimento
Muitos gostam, outros nem tanto. Contudo, a realidade é que os chatbots se tornaram cada vez mais comuns nas empresas e otimizam os atendimentos, principalmente quando se trata de questões mais simples, que podem ser solucionadas sem a ajuda de um operador. Afinal, muitos problemas do call center são perguntas comuns e que tomam um tempo precioso dos agentes, que trabalham com um alto volume de demandas.
Para automatizar esse processo, o chatbot, que nada mais é do que um software desenvolvido especificamente para o seu negócio, é capaz de atender ao consumidor de maneira personalizada, deixando os agentes livres para a resolução de outros assuntos, tornando o contato mais ágil e dinâmico. Isso ajuda a evitar a sobrecarga da central de call center.
Os chatbots também são capazes de aprender com o comportamento dos clientes. Ou seja, agregam novas informações na sua base de dados, de maneira automática. Assim, eles ficam mais inteligentes com o passar do tempo, armazenam mais informações e conseguem melhorar as respostas para os questionamentos dos usuários.
6. Reconhecimento de voz
Parece coisa de filme, mas já se trata de uma realidade no mundo moderno. A tecnologia de reconhecimento de voz, apesar de ser recente, já é utilizada como uma das soluções de atendimento nas empresas.
Nesse caso, em vez de digitar a sua dúvida, a pessoa consegue solicitar informações por meio do comando de voz, da mesma forma que nos smartphones. Essa tendência ainda passará por aperfeiçoamentos, com o uso da inteligência artificial, para que seja amplamente utilizada no futuro, com total segurança.
É importante ressaltar que não há a necessidade de o gestor implementar, de uma única vez, todas as soluções de atendimento na empresa. Primeiro, é preciso fazer um estudo completo, para verificar as suas necessidades, os pontos de vulnerabilidade e os anseios do seu público-alvo. A partir de então, pode-se escolher as opções que melhor atendem às suas necessidades e que sejam capazes de aprimorar a experiência do cliente em relação à marca.
Agora que você conhece algumas das soluções de atendimento que podem fazer toda a diferença para o seu negócio, conheça também os 6 serviços de telefonia que uma empresa precisa ter!