Você já ouviu falar em SAC 3.0? Veja como e por que implementá-lo!
Gestão de Empresas

Você já ouviu falar em SAC 3.0? Veja como e por que implementá-lo!

Escrito por Leucotron

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC 3.0) é a evolução do atendimento ao paciente, desenvolvido para atender a um novo tipo de consumidor, mais atento e exigente. Nesse novo conceito, o contato é realizado a partir de multicanais, proporcionando um serviço mais transparente e eficaz, com foco nas necessidades do cliente.

Ele não é exigente apenas na aquisição de produtos. Até mesmo nos serviços médicos, o novo consumidor busca facilidade e agilidade para marcar consultas, procedimentos e exames. Mas como isso é possível? Por meio do atendimento telefônico, das redes sociais, dos mensageiros eletrônicos e dos aplicativos, o paciente consegue agendar os seus compromissos, de forma simples e prática, sem sair de casa.

Quer implantar o SAC 3.0 na sua clínica, garantir mais resultados e a fidelização de seus pacientes? Continue a leitura, saiba como adotar esse conceito no seu empreendimento e obter sucesso!

Investir em monitoramento

Apostar em plataformas de monitoramento é uma forma de otimizar todos os contatos a partir de um único banco de dados. Ou seja, se a pessoa entrar em contato pelo telefone, aplicativo ou por meio das redes sociais, pode-se registrar e resgatar o seu histórico rapidamente, o que torna a interação mais ágil e eficaz.

No entanto, não basta apenas fazer o levantamento de dados para gerar relatórios sem tomar medidas de melhoria. Por isso, é preciso encaminhá-los ao setor responsável, para oferecer soluções aos questionamentos e às insatisfações apresentados, mantendo a transparência para o cliente.

Isso faz toda a diferença para um SAC 3.0 de qualidade. Além disso, a coleta e o mapeamento de dados e solicitações dos pacientes são fundamentais para avaliar a satisfação do cliente em relação à clínica de saúde e identificar possíveis vulnerabilidades e aspectos que podem ser aprimorados, a fim de melhorar o relacionamento com o consumidor.

Adotar agilidade nas respostas

Proporcionar um atendimento personalizado muitas vezes demanda alto investimento financeiro, além de um maior número de atendentes na equipe, o que é inviável para a maioria dos consultórios médicos, principalmente em tempos de crise e instabilidade na economia. Por isso, muitos empreendimentos recorrem a uma conhecida prática: o uso de respostas prontas.

Esse conceito não está equivocado. As respostas automáticas são úteis para retornar com agilidade a perguntas frequentes. Isso também evita a sobrecarga dos atendentes, o que também facilita o contato personalizado diretamente com os agentes, no caso de perguntas mais específicas.

Dessa forma, pode-se otimizar o atendimento ao consumidor, oferecendo um serviço diferenciado, de qualidade, com respostas mais ágeis, o que reduz o tempo de espera na fila, evitando que o paciente se irrite ou desista do contato.

Automatizar tarefas no SAC 3.0

A automação de tarefas não é um processo restrito à indústria e ao comércio. A partir de ferramentas de gestão e automação, é possível acompanhar o andamento das demandas da clínica médica a qualquer momento.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

Com a adoção de um software de qualidade, o gestor tem acesso a relatórios completos e consegue filtrar os dados que julgar necessários. Essa tecnologia ajuda a identificar as principais necessidades dos clientes, o que contribui para aperfeiçoar e estreitar o relacionamento com os pacientes.

Outro ponto positivo é que a automação gera economia, principalmente em médio e longo prazo. Ainda que exija um investimento inicial, a modernização para um SAC 3.0 reduz a necessidade de recrutar maior número de funcionários para a realização dos atendimentos e a confecção dos relatórios. Além disso, como se trata de um sistema otimizado, a ocorrência de falhas e erro humano é bastante reduzida.

Usar plataformas para gerenciamento das informações

Supervisionar os hábitos do seu público-alvo é algo fundamental para aperfeiçoar constantemente os serviços oferecidos pela sua clínica de saúde, mantendo-a sempre preparada para atender às demandas dos pacientes, com qualidade e profissionalismo.

Por isso, é importante que a sua marca esteja presente em todos os canais de atendimento disponíveis, de modo que o gestor do consultório médico possa fazer o monitoramento de tudo o que acontece em cada um deles.

Para facilitar essa tarefa, existem plataformas de atendimento ao paciente para cada canal. Entretanto, vale ressaltar que a mais indicada para o seu negócio é aquela que faz a integração de dados e a automatização de processos ao mesmo tempo. Isso reduz os custos operacionais da clínica e fornece informações relevantes, a partir de um gerenciamento simples e completo.

Marcar presença nas redes sociais

O grande diferencial do SAC 3.0 é o uso de múltiplos canais de atendimento, com destaque para as redes sociais. A partir delas, os pacientes também podem avaliar o consultório médico, o que é fundamental para a atração de novos clientes que buscam serviços médicos a partir da avaliação de outros usuários.

Independentemente da rede social que o gestor escolha para atender ao cliente, é preciso que seja oferecido um serviço de qualidade e eficaz, capaz de tirar as dúvidas dos clientes e facilitar o agendamento de consultas. Mas, para que essa estratégia tenha sucesso, o gestor deve saber em quais redes sociais o seu público-alvo se concentra e deve dar maior foco a ela.

Para que o SAC 3.0 funcione de maneira rápida e eficiente nas redes sociais, o atendimento deve ser personalizado e diferenciado. Isso encanta o paciente e se trata de um fator decisivo para a sua fidelização, além de representar um fator determinante para consolidar uma imagem positiva da sua clínica de saúde no mercado.

Vale ressaltar que o SAC 3.0 deve ter como principal foco a qualidade no atendimento ao paciente. Para que ele funcione bem no seu consultório médico, mostre preocupação com a pessoa, as suas dores, necessidades e expectativas, de modo que ela não se sinta apenas mais um cliente. Ao adotar essa metodologia de atendimento, você certamente atrairá novos pacientes para a sua clínica e fidelizará os antigos, alcançando resultados positivos para a estratégia do negócio.

Gostou do nosso artigo de hoje? Percebeu como a implementação de um SAC 3.0 pode influenciar positivamente a sua clínica médica? Então, continue a visita pelo blog e confira o nosso e-book gratuito: “Como otimizar o atendimento e relacionamento com seu cliente”!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This